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Novas formas de comunicação e linguagem: um estilo atemporal

Nos anos noventa e na primeira década do século XXI, a estratégia publicitária da Pirelli se caracteriza por campanhas globais criadas por grandes agências internacionais, como Young & Rubicam e Armando Testa, contando ainda com célebres figuras do cinema e do esporte, tais como Sharon Stone, Carl Lewis, Marie-José Pérec. O retrato de Lewis calçando salto alto, tirado por Annie Leibovitz em 1994, é uma imagem indelével na história da comunicação visual, enquanto a frase "Power is Nothing without Control " (“Potência não é nada sem controle”) ainda hoje constitui um notável slogan da Pirelli e um marco da publicidade internacional.

Young & Rubicam, Anúncio de pneus Pirelli, 1994, foto de Annie Leibovitz

Em 1995, a Pirelli e a Internazionale de Milão firmam uma parceria que leva a Marca do P Longo para as camisetas do time de futebol milanês. Em 1997, chega à Inter o atacante brasileiro Luís Nazário de Lima, Ronaldo, escolhido como embaixador da campanha de pneus de 1998. Concebida pela Young & Rubicam e criada pelo fotógrafo Ken Griffiths, a imagem do futebolista no lugar do Cristo Redentor imediatamente se torna um ícone viral.
Acompanhada do slogan "Power is Nothing without Control" (“Potência não é nada sem controle”), a campanha nasce em volta da forte figura do embaixador para em seguida ser ligada ao novo pneu Pirelli P3000 "Universal", bem como ao P6000 e Winter.

Young & Rubicam, anúncio de pneus Pirelli, 1998, foto de Ken Griffiths

Fundada em 1994, a revista World é uma publicação semestral que incorpora o espírito da Pirelli, abordando tópicos em arte, cultura, tecnologia, negócios e estilo de vida. Além de estrelas como Frances McDormand e Natalie Portman, edições mais recentes incluíram entrevistas com figuras-chave, tais como o CEO do New York Times, Mark Thompson, o CEO da Netflix, Reed Hastings e os designers Jasper Morrison e Yves Béhar. Em suas páginas, encontram espaço chefs, viagens, esportes, artigos de atualidade como o teste de DNA e a inteligência artificial, além dos bastidores das últimas exposições organizadas na galeria Pirelli HangarBicocca, em Milão.

Cassandre Montoriol, capa da World, Edição 1/2021

A Pirelli frequentemente falou sobre os pneus e o seu mundo, focando não apenas em sua função, mas também extrapolando-os de seu contexto, criando histórias e imagens que podem evocar outros mundos, valores, aspirações e sonhos. É assim que, com o tempo, um objeto aparentemente redondo e preto evoluiu para uma verdadeira ”alma de borracha”. Levando adiante a tradição de contar histórias “laterais”, de 2010 aos dias de hoje os Relatórios Anuais da Pirelli também passaram por uma transformação: a partir de demonstrações financeiras ”simpless” eles de fato se tornaram ferramentas de comunicação em um sentido amplo, capazes de ilustrar um ano da história da empresa, valendo-se da contribuição de personalidades internacionais do mundo da arte e da cultura.
Dessa forma, na última década, os dados do balanço tornaram-se parte de uma história mais ampla, destinada a capturar o espírito e os valores da Pirelli, combinando os conteúdos típicos da reportagem econômica e financeira com expressões artísticas – de fotografias a desenhos, de pinturas a grafites – e textos protegidos por direitos autorais, todos criados ad hoc para contar a parte mais intangível da sociedade.

Capa das Demonstrações Financeiras da Pirelli, Spinning the Wheel Edition, 2013

A Pirelli frequentemente falou sobre os pneus e o seu mundo, focando não apenas em sua função, mas também extrapolando-os de seu contexto, criando histórias e imagens que podem evocar outros mundos, valores, aspirações e sonhos. É assim que, com o tempo, um objeto aparentemente redondo e preto evoluiu para uma verdadeira "alma de borracha". Levando adiante a tradição de contar histórias "laterais", de 2010 aos dias de hoje os Relatórios Anuais da Pirelli também passaram por uma transformação: a partir de demonstrações financeiras "simples" eles de fato se tornaram ferramentas de comunicação em um sentido amplo, capazes de ilustrar um ano da história da empresa, valendo-se da contribuição de personalidades internacionais do mundo da arte e da cultura.
Dessa forma, na última década, os dados do balanço tornaram-se parte de uma história mais ampla, destinada a capturar o espírito e os valores da Pirelli, combinando os conteúdos típicos da reportagem econômica e financeira com expressões artísticas – de fotografias a desenhos, de pinturas a grafites – e textos protegidos por direitos autorais, todos criados ad hoc para contar a parte mais intangível da sociedade.

Stefan Glerum, ilustração "Valores", Relatório Anual Pirelli, Edição ABC, 2012

A Pirelli frequentemente falou sobre os pneus e o seu mundo, focando não apenas em sua função, mas também extrapolando-os de seu contexto, criando histórias e imagens que podem evocar outros mundos, valores, aspirações e sonhos. É assim que, com o tempo, um objeto aparentemente redondo e preto evoluiu para uma verdadeira "alma de borracha". Levando adiante a tradição de contar histórias "laterais", de 2010 aos dias de hoje os Relatórios Anuais da Pirelli também passaram por uma transformação: a partir de demonstrações financeiras "simples" eles de fato se tornaram ferramentas de comunicação em um sentido amplo, capazes de ilustrar um ano da história da empresa, valendo-se da contribuição de personalidades internacionais do mundo da arte e da cultura.
Dessa forma, na última década, os dados do balanço tornaram-se parte de uma história mais ampla, destinada a capturar o espírito e os valores da Pirelli, combinando os conteúdos típicos da reportagem econômica e financeira com expressões artísticas – de fotografias a desenhos, de pinturas a grafites – e textos protegidos por direitos autorais, todos criados ad hoc para contar a parte mais intangível da sociedade.

Javier Cercas, manuscrito "Lo nuevo y lo mejor", Relatório Anual Pirelli, ABC Edition, 2012